02, outubro, 2025 Ciência é a chave para combater adulterações de alimentos e bebidas cada vez mais ousadas
Registros de intoxicação – e mortes - por metanol após ingestão de bebidas alcoólicas no estado de São Paulo despertaram a atenção de todo o País sobre a questão da adulteração de alimentos em geral. Problema comum em diversas partes do mundo, esse tipo de falsificação afeta de forma contundente a saúde pública e a economia.
Além de bebidas, itens como café, azeite, suplementos vitamínicos e até mesmo leite são alvos frequentes de quadrilhas criminosas que buscam o lucro colocando em risco a vida das pessoas.
As autoridades que combatem essas ações têm na Ciência uma aliada para neutralizar as consequências da contaminação deliberada e cada vez mais estruturada. Pesquisas, estudos, metodologia e o desenvolvimento de mecanismos de análise são importantes agentes para uma eficaz identificação de problemas.
Para tratar do assunto e apontar o que o mundo acadêmico tem realizado para assegurar a saúde e bem-estar de milhões de consumidores ao redor do planeta, o professor Rodrigo Ramos Catharino é o convidado desta edição do “Um Tema” podcast.
Diretor e professor titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, da Unicamp, ele também é coordenador do Laboratório Innovare de Biomarcadores - com experiência em área translacional, atuando principalmente com biomarcadores, elucidação estrutural, diagnóstico, medicamentos, cosméticos e alimentos. Catharino ainda leciona bromatologia, que é a ciência que trata dos alimentos em todos os seus aspectos, focando na composição química, valor nutricional, qualidade e segurança.
Para ele, os avanços da Ciência são as chaves para o combate às adulterações de alimentos e bebidas cada vez mais ousadas e desafiadoras no que diz respeito à identificação dos golpes.
Ficha técnica
Produção e entrevista: Fábio Gallacci
Edição de áudio: Bruno Piato | Matheus Mota | Rafaella Oliveira
Coordenação geral: Patrícia Lauretti