16, outubro, 2025 Há 30 anos na NASA, cientista brasileira é referência mundial
Graduada em astronomia (1978) e doutora em geologia planetária (1986) pela Universidade de Londres, a brasileira Rosaly Lopes tem três décadas de experiência na investigação de superfícies planetárias, particularmente vulcanismo. No fim do doutorado, começou a trabalhar com divulgação científica no Observatório de Greenwich, no Reino Unido. Após um pós-doutorado no Jet Propulsion Laboratory (JPL), na National Aeronautics and Space Administration (NASA), nos Estados Unidos, foi convidada a permanecer no laboratório da agência, onde trabalha desde 1991.
Atualmente, Lopes é vice-diretora do Departamento de Ciências Planetárias do JPL, que coordena missões planetárias não-tripuladas. Ela foi membro de uma das equipes da missão Galileu (1991-2002). Sua experiência em missões também inclui a Cassini, como membro da equipe Radar (2002-2019), e a New Horizons, como colaboradora nas observações de sobrevoo de Júpiter.
Suas publicações incluem mais de 150 artigos e onze livros publicados, entre eles um traduzido para o português: “Turismo de Aventura em Vulcões” (Editora Oficina de Textos, 2008).
Entre as premiações e homenagens que recebeu estão: Prêmio de Serviço Público Excepcional da NASA (2019), Medalha de Serviço Excepcional da NASA (2007), prêmio da União Geofísica Americana (2018), da Sociedade Geológica da América (2015), da Associação Americana para o Avanço da Ciência (2006) e Medalha Carl Sagan de excelência em comunicação científica para o público da American Astronomical Society (2005).
Como se não bastasse, em 2016, a União Astronômica Internacional homenageou a pesquisadora ao batizar o asteroide (22454) como “Rosalílopes”. Além do seu trabalho científico, Lopes atua em prol da educação, da diversidade e da divulgação científica em âmbito internacional. Ela concedeu diversas palestras públicas nos Estados Unidos e no Exterior, em todos os continentes, incluindo a Antártica.
Com tanta experiência em sua vida, a menina da praia de Ipanema que um dia sonhou em ser cientista espacial realizou seu desejo com louvor. Referência mundial em sua área, Rosaly Lopes é a convidada desta edição do “Um Tema” podcast.
Ficha técnica
Produção e entrevista: Fábio Gallacci
Edição de áudio: Bruno Piato
Capa: Alex Calixto
Apoio: Alvaro Crósta – IG Unicamp
Coordenação geral: Patrícia Lauretti