28, novembro, 2025 Trânsito: inteligência é o melhor acessório de um veículo, afirma professor
Todos os dias, o mundo testemunha uma batalha que faz milhares de vítimas. No Brasil, os acidentes de trânsito somam, em média, 30 mil vidas perdidas todos os anos. Outras 200 mil pessoas ficam com invalidez permanente. O cenário mostra que de 20 milhões de brasileiros são impactados anualmente por esses eventos. A maioria das mortes é de homens jovens, sendo 60% deles motociclistas, que se arriscam nas ruas trabalhando com entregas em um formato de trabalho que eleva os riscos ainda mais.
Seja nas áreas urbanas ou estrada é preciso discutir o comportamento humano quando se está diante de um volante. Respeitos aos pedestres, ciclistas e, logicamente, não misturar direção com álcool são comportamentos básicos que muitos insistem em ignorar. O resultado, muitas vezes, é trágico.
Além de destruir famílias e histórias, os acidentes também são um ponto que afeta duramente o sistema de saúde pública e a economia. De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base em números do Departamento de Informação e Informática do Sistema Único de Saúde, o Datasus, apenas em 2024, o Brasil gastou R$ 449 milhões com internações de vítimas de acidentes de trânsito.
Sobre essas questões, e muitos exemplos de como um comportamento mais adequado no trânsito pode trazer segurança, desenvolvimento e até dinheiro no bolso, esta edição de “Um Tema” podcast recebe o professor, engenheiro e especialista em questões ligadas ao tráfego, Creso Peixoto. Ele é doutor em Transportes pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual de Campinas da Unicamp.
Ficha técnica:
Produção e entrevista: Fábio Gallacci
Edição: Bruno Piato
Técnica: Matheus Mota
Capa: Paulo Cavalheri
Coordenação geral: Patrícia Lauretti
#unicamp #transito #acidentes