31, agosto, 2023

ENTRE CENAS, MEMÓRIAS E ESTILHAÇOS

Este livro, escrito a seis mãos pelos artistas da cena Ana Cristina Colla, Raquel Scotti Hirson e Renato Ferracini, aborda as fases, os trabalhos e as propostas do processo criativo da obra cênica do Lume Kintsugi, 100 memórias, desenvolvido em 2019. Para além da narrativa ou do arquivo de criação de uma obra teatral, o texto problematiza questões da produção cênica na contemporaneidade, como o uso da memória pessoal, social e política como ação poética, a tensão entre a ficção e o real e o enlace entre performatividade e teatralidade. Discute o conceito de pesquisa de campo na área de artes presenciais e ainda inaugura a possibilidade de uma prática de pesquisa de campo performativa a partir das propostas práticas dos atores e atrizes realizadas com a população da cidade de Angostura, na Colômbia. Autores: Ana Cristina Colla, Raquel Scotti Hirson e Renato Ferracini trabalham juntos, desde 1994, no Lume – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais da Unicamp. Tendo feito doutorado no Instituto de Artes dessa universidade, nele atuam como professores do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena. Com vários artigos e nove livros publicados, apresentam espetáculos, ministram cursos e palestras, fazem demonstrações técnicas e pesquisas de campo em diversas cidades do Brasil e já se apresentaram em 22 países. Na área teatral, desfrutam de alto reconhecimento entre os pares por seu trabalho de pesquisa e por sua reflexão conceitual.