05, julho, 2023

O GRUPO MÚSICA NOVA E A MÚSICA ELETROACÚSTICA

Este livro investiga a relação do grupo Música Nova com a mídia eletroacústica em obras pioneiras no uso de novas tecnologias no Brasil nas décadas de 60 e 70 do século XX. O texto está dividido em três partes. A primeira faz uma revisão histórica da origem e das influências dos quatro compositores que compõem o grupo, buscando compreender as forças de atuação na sua formação. A segunda parte faz uma reflexão teórica sobre o conceito de música eletroacústica, com base na comparação de um amplo conjunto de conceitos dos mais diversos autores. Essa parte é concluída com uma proposta de classificação dos usos das mídias em obras musicais, na qual se incorporam as criações dos compositores analisados. A terceira parte analisa, então, as obras, seguindo a ordem por compositor. Um trabalho não menos importante realizado na pesquisa que originou este livro foi o de restauro e atualização das mídias utilizadas na época nas obras de Gilberto Mendes, como toca-discos e gravador, traduzindo os aparelhos para aplicativos de Max/MSP, com o objetivo de recolocar esse repertório nas possibilidades de performance atuais. Denise Hortência Lopes Garcia é compositora, graduada em composição pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Entre 1979 e 1984, estudou na Nordwestdeutsche Musikakademie Detmold e na Musik Hochschule München, na Alemanha. É professora livre-docente do Instituto de Artes da Unicamp.