04, março, 2024

Série Termos Ambíguos # 1 – Ideologia de Gênero

Iniciamos hoje mais uma série de episódios, desta vez em parceria com o Observatório de Sexualidade e Política. A série foi baseada na publicação Termos ambíguos do debate político atual: pequeno dicionário que você não sabia que existia, uma realização do Observatório de Sexualidade e Política e do Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada da UFRJ. O primeiro episódio trata do termo Ideologia de Gênero, mostrando o contexto de criação ou apropriação do termo pela extrema direita em discursos que vão na contramão de políticas e leis que visem promover direitos de gênero e étnico-raciais. O episódio conta com entrevistas de Rodrigo Borba, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do professor de ensino médio Marcos Ferreira e da pesquisadora Sonia Corrêa. O roteiro foi produzido por Irene Chemin, Clarissa Reche, Simone Pallone e revisado por Clarissa Reche, Tatiane Amaral e Nana Soares. O tiktok do projeto foi produzido por Maiya Iyatunde Cruz RIbeiro. A capa foi produzida por Marcelle Matias. Os trabalhos técnicos são de Daniel Faria, que também apresenta o podcast junto com Yvana Leitão. A concepção do podcast é de Daniel Faria, Sonia Corrêa e Simone Pallone e conta com o apoio do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo, da Unicamp, e foi viabilizado pelo convênio entre o Labjor e a Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA)