24, abril, 2023

Unicamp participa de primeiro encontro entre rádios universitárias do Estado de SP

A Rádio UFSCar, emissora educativa da Universidade Federal de São Carlos, recebeu em sua sede representantes das rádios universitárias da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para o primeiro Encontro de Emissoras Parceiras. Há quase dois anos, os veículos públicos compartilham conteúdos informativos, otimizando a divulgação de pesquisas, cursos e atividades de extensão das instituições envolvidas. “É a primeira vez que a gente faz uma reunião presencial com todas as rádios envolvidas nesse projeto e a ideia é, realmente, consolidar essa parceria para poder divulgar tudo o que é produzido, toda a ciência desenvolvida em cada um dos campi das universidades paulistas e também da UFSCar”, explicou Alessandra Kuba, jornalista da Rádio UFSCar. No encontro, os representantes das emissoras de rádio apresentaram suas equipes e produções. A programação ainda contou com uma palestra do jornalista Eugenio Bucci, superintendente de comunicação social da USP e professor da Escola de Comunicações e Artes da USP. Ele falou sobre a importância das rádios universitárias e a parceria com as irmãs. “Eu estou, realmente, muito empolgado com esse encontro, muito empolgado mesmo. Eu trabalho com rádio pública há algum tempo e eu vejo que nós estamos em um período muito favorável e promissor. O rádio é um veículo de extrema importância no Brasil. Nós temos um acervo de conteúdo e equipes dedicadas; nós temos emissoras que, se trabalharem juntas, podem fazer um serviço de esclarecimento público sem paralelo”, ressaltou. “É a rádio quem conversa com o ouvinte. É a rádio que conta o que a universidade faz. Quando a Unesp consegue contar o que ela faz na USP, na Unicamp, na UFSCar, ela está cumprindo o seu papel de divulgar o que produz e de dar satisfação do dinheiro público que é investido na universidade. Então, eu acho que, a parceria entre as rádios só agrega para as próprias instituições e para o público”, analisou Liene Castro, Editora-chefe de jornalismo da Rádio Unesp. Para Cinderela Caldeira, editora de jornalismo da USP, a parceria veio para ficar e crescer. “Para nós, é importantíssima essa parceria. Debatemos por horas e temos muito para fazer para a gente deixar isso mais forte ainda”, destacou. Patricia Lauretti, coordenadora de Rádio e TV da Secretaria Executiva de Comunicação da Unicamp, lembrou que depois de anos passando por ataques, as Universidades vivem outro momento político e, por isso, mais do que nunca é preciso ampliar as vozes das instituições que produzem ciência. “Essa parceria com as rádios tem esse poder de levar informação qualificada para as pessoas”, concluiu.